Domingo, 20 de Agosto de 2017

Última atualização12:37:36 AM GMT

Você está aqui: UBM Coordenação Nacional e Conselho Fiscal
Banner

Acesse Currículos Completos da Coordenação e Conselho Fiscal da UBM Gestão 2014-2017

E-mail Imprimir PDF

Coordenação Executiva Nacional

Coordenadora Nacional

Lúcia Helena Rincón: 61 anos, professora, Goiânia – GO. Professora na PUC Goiás desde 1977, onde, desde 2005, trabalha com as disciplinas Educação, Trabalho e Gênero, Tópicos de Gênero e Formação de Professor@s e orientando principalmente em Relações Sociais de Gênero, Trabalho e Educação. Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (1974), mestre em História Regional pela Universidade Federal de Goiás (1981) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), tendo defendido a tese: Imagens de Mulher e Trabalho na Telenovela Brasileira (1999/2001): a força da Educação informal e a Formação de Professores/as (2002). Possui também um mestrado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madri, em um programa sobre Relações de Gênero. Foi Diretora do Movimento de Defesa da Amazônia (1979/80) e Coordenadora da Comissão de Mulheres do Sindicato dos Professores de Goiás (1979/82).

Em 1985, foi uma das fundadoras do Centro Popular da Mulher de Goiás e então eleita sua primeira presidenta, cargo que ocupou até 1990. Neste mesmo ano compôs comissão nacional pela criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Foi uma das fundadoras da Revista Presença da Mulher — integrando seu Conselho Editorial até os dias de hoje —, em 1986, e, neste mesmo ano, foi uma das coordenadoras do Seminário Nacional sobre Mulheres e Leis Trabalhistas. Ainda em 1986 foi uma das coordenadoras do Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras da CGT. Em 1987, foi uma das coordenadoras do Encontro Nacional de Entidades Emancipacionistas no Rio de Janeiro e, em 1988, uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres. Neste mesmo período, integrou a Comissão Auxiliar de Mulheres do PCdoB Nacional entre 1985 a 2013, por várias vezes, de forma intermitente, ocupou a Secretaria da Mulher na direção do PCdoB de Goiás. Foi uma das fundadoras da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), em 1991, e sua Primeira Secretária para Assuntos da Mulher, até 1999. Durante sua gestão foram realizados 3 seminários nacionais sobre Assuntos da Mulher Trabalhadora. Em 1995 participa da IV Conferência Mundial da Mulher, promovida pela ONU, em Bejing. Em 2004 recebe, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a comenda Berenice Artiaga. Em 2014, participa como membro da delegação brasileira da 58a Comissão Sobre a Situação da Mulher da ONU (CSW-UN).

Atualmente é Membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a União Brasileira de Mulheres, e no CNDM é da Câmara Técnica de Monitoramento, participando na SPM do Comitê de Monitoramento das Políticas para Mulheres do PNPM. É Secretária Geral da Associação dos Professores da Universidade Católica de Goiás e Membro da Comissão da Verdade da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE. Representa o Centro Popular da Mulher de Goiás no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; e membro da Coordenação do Fórum Nacional do PCdoB para a Emancipação da Mulher. É a atual coordenadora geral nacional da UBM, gestão 2014-2017.

email: coordenadora.nacional@ubmulheres.org.br

 

Vice-cooordenadora Nacional

Vanja Andréa dos Santos: 47 anos, professora e assessora parlamentar, Manaus – AM. Integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Manaus e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas; Foi também do Fórum de Mulheres de Manaus, do Comitê de Combate à Mortalidade Materno-infantil do Amazonas e do Comitê de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Amazonas. Atualmente representa o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas.

email: vicecoordenadora.nacional@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Combate ao Racismo

Flávia Costa: 41 anos, pedagoga e assessora de gestão, Guarulhos – SP. Relatora do SOS África em São Paulo, integrou a Coordenação da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica em 2010-2011. Foi da Gestão Técnica na Centro de Referência de Combate à Violência Doméstica de Guarulhos, em 2010, e Presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Guarulhos (2012-2014). Integrante da Coordenação Executiva Estadual da UBM/SP desde 2008. É conselheira estadual do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo CPDCN (2012 -2015) e Secretária da Mulher da União de Negros pela Igualdade (Unegro) de São Paulo.

email: combate.racismo@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora Jurídica

Helena Piragibe: 63 anos, advogada e professora, Rio de Janeiro – RJ. Atualmente é Gestora Municipal na Subsecretaria de Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro (SPMRio). Integra o Conselho da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM). Foi coordenadora estadual da UBM/RJ. É atual Coordenadora Jurídica da Executiva Nacional da UBM.

email: juridico@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros

Irene Freire: 44 anos, socióloga, Recife – PE. Integra o Conselho Estadual de Direitos LGBT de Pernambuco; é Presidenta da Associação Cultural Bloco da Diversidade em Pernambuco. É do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco e Secretária Política do Coletivo Socialista LGBT do Recife; Integra o Comitê Municipal do PCdoB do Recife.

email: coordenadora.lbt@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Relações de Trabalho e Sindicalismo

Ivânia Pereira: 55 anos, bancária e administradora de empresas, especialista em gestão de pessoas, Aracaju – SE. Foi secretária adjunta de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado de Sergipe e Coordenadora da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Coordenadora da União Brasileira de Mulheres - UBM/SE. Diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Sergipe e Conselheira do Instituto de Seguridade dos Trabalhadores(as) do Banese/SERGUS. É a atual Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), entidade que representa como conselheira do CNDM, e a coordenadora de Relações de Trabalho e Sindicalismo da UBM.

email: trabalhoesindical@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Relações Internacionais

Liège Rocha: 69 anos, blibliotecária, São Paulo – SP. Participou da resistência clandestina à Ditadura Militar brasileira. Integrou o Comitê Baiano Pela Anistia. Foi representante da UBM no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo e da Coordenadoria da Mulher do Município de São Paulo na gestão Luiza Erundina. É Ex-diretora da Revista Presença da Mulher e ex-coordenadora geral da UBM. Secretária Nacional da Mulher do PCdoB. Atualmente representa a UBM no Conselho de Direção de Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), e representante da FDIM no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM). É coordenadora de Relações Internacionais da UBM.

email: internacional@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Projetos

Luciana Soares: 32 anos, gestora pública, Brasília – DF. Pós-graduanda em Especialização de Gestão de Projetos, graduada em Gestão Pública e Analista de Administração e Orçamento Público, pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, formanda do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília - UCB e acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília - UNB. Foi Diretora da União Brasileira de Estudantes Secundaristas- UBES, entre 1997 e 1999. Diretora da União da Juventude Socialista do Distrito Federal – UJS/DF, de 1997 a 2006. Assessorou os Deputados Federais Agnelo Queiroz (PCdoB/DF), em 2001, e Vicentinho (PT/SP), de 2003 a 2005. Foi assessora da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, de 2005 a julho de 2014, onde atuou na Secretaria-Executiva do Conjuve, na Coordenação da 1ª e 2ª Conferencia Nacional de Juventude, nas Edições do Pacto pela Juventude, na Campanha pela Aprovação da PEC da Juventude (EC 65) e Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). Foi Secretária Executiva do Grupo Interministerial que elaborou o Programa Juventude e Meio Ambiente. É autora dos estudos “Juventude e Participação Institucional” (2009), “Juventude e Participação Institucional - Atualização” (2012), do “Perfil do Conselho Nacional de Juventude” (2008, 2010 e 2012) e de diversos artigos, entre eles “Somos Todas Lupita e Somos lindas” (2014). É militante comunista, do feminismo negro e vice coordenadora da União Brasileira de Mulheres no Distrito Federal. Atualmente, assume a função de Ouvidora Chefe da Secretaria de Estado da Mulher, do Governo do Distrito Federal.

email: projetos@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Juventude

Maria das Neves de Sá Macêdo Filha: 26 anos, estudante, São Paulo – SP. Foi presidenta do Grêmio Estudantil do CEFET/AM (2004/2005); Presidenta reeleita da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (2007-2009/2009-2011); secretária do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas (2010-2011); Diretora de Cultura da UNE (2011-2013); membro do Conselho Nacional de Juventude (2011-2012). Atualmente é diretora Nacional de Jovens Feministas da UJS e Coordenadora de Juventude da UBM.

email: juventude@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Comunicação

Mariana Venturini: 30 anos, bacharel em Filosofia, São Paulo – SP. Foi representante discente na Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Integrou a comissão estadual de mulheres do PCdoB de São Paulo (2007-2013). Foi da Comunicação do PCdoB/SP entre 2010-2011. Ex-Diretora Municipal de Formação e Ex-Diretora Municipal de Jovens Mulheres da UJS São Paulo. Foi Diretora Nacional de Jovens Mulheres da União da Juventude Socialista (UJS) e diretora Estadual de Jovens Mulheres da UJS/SP. É assessora da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, membro da Comissão Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB; membro da Escola Nacional do PCdoB e da diretoria da Fundação Maurício Grabois – Seção São Paulo. Integra a Coordenação Executiva Estadual da UBM/SP desde 2008. É coordenadora de Comunicação da UBM.

email: comunicacao@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora de Organização e Secretária Geral

Patrícia Vieira: 37 anos, assistente social e assessora parlamentar, Salvador – BA. Atualmente faz curso de especialização de Gestão Pública em Gênero, Raça e Etnia na UFBA. É coordenadora-geral da UBM/BA, entidade que representa no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e no Conselho Municipal de Saúde de Salvador. Integra o Conselho Nacional de Assistência Social, representando a Central de Trabalhadoras e Trabalhadores (CTB), e é a atual coordenadora de Organização e Secretéria Geral da Executiva Nacional da UBM.

email: organizacao.sg@ubmulheres.org.br

 

Vice-coordenadora de Finanças


Raimunda Leone de Jesus: 48 anos, estampadora, Rio de Janeiro – RJ. Militante do movimento sindical e feminista, é da direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro desde 1996 e da coordenação da UBM/RJ desde 1997. Integra a direção da Central dos Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil CTB no Rio de Janeiro. Foi da Comissão de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores CUT/RJ e da comissão Nacional de Mulheres da CNM/CUT. Tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio, mandato 2010/2014 e atual secretária de Mulheres da Federação dos Metalúrgicos do Brasil FITMETAL. Integra o Conselho Estadual do Direitos da Mulher/RJ. Organizou o Encontro Estadual da UBM rumo ao Congresso Nacional em 2003; Organizou a 1ª Conferência Estadual sobre a Questão da Mulher do PCdoB 2007; e participou do primeiro encontro internacional das mulheres trabalhadoras de setor metal mecânico e siderúrgico, em Havana – Cuba, em novembro de 2011.

email: vice-coordenacao.financas@ubmulheres.org.br

 

Coordenadora Geral da UBM/SP

Rozina Conceição de Jesus: 48 anos, bacharel em Direito e servidora pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo – SP. Foi presidenta da Associação de Moradores do Bairro Vila Ayrosa e dirigente da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp). Foi membro do Conselho Municipal de Habitação e do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. É coordenadora geral da UBM no estado de São Paulo desde 2008, entidade que representa no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

email: saopaulo@ubmulheres.org.br

Coordenadora de Finanças

Valéria Helena da Silva: 39 anos, psicóloga, Goiânia – GO. É doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid. Atuou no Centro Popular da Mulher de Goiás e na UBM/GO. É atual coordenadora de Finanças da Executiva Nacional da UBM.

email: financas@ubmulheres.org.br


Coordenação Nacional

Ana Carolina Barbosa: 36 anos, advogada, Porto Alegre – RS. Ex-presidenta da UJS de Goiás e ex-diretora Nacional de Mulheres da UJS. Foi presidenta do Centro Popular da Mulher (CPM) / UBM Goiás. Atualmente é secretária adjunta de mulheres do PCdoB/RS e diretora de Projetos da UBM/RS. Representa o PCdoB no Conselho Estadual da Mulher do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul no Comitê Intragovernamental de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul. Integra a Comissão Nacional de Projetos da UBM.

email: dadacaol@gmail.com

Cléo Dias: 43 anos, bibliotecária e funcionária pública, Campinas – SP. Funcionária pública concursada, chefe de setor no Espaço Cultural Maria Monteiro - Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Campinas. Foi Coordenadora Municipal da UBM em Campinas e membro da Coordenação Estadual da UBM/SP. Integrante do É a Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas, onde representa a Secretaria Municipal da Cultura. Diretora Cultural da União Municipal de Entidades Comunitárias de Campinas (UMECC).

email: cleodias365@hotmail.com

Cris Correia: graduada em Ciência Política, atualmente é assessora parlamentar no Gabinete do Deputado Estadual Raul Carrion (PCdoB), Porto Alegre – RS. Ex-coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher do Rio Grande do Sul no governo Olívio Dutra, é vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre e representante no Conselho Fiscal da Associação de Amizade Brasil e Vietnã. É atual coordenadora geral da UBM/RS.

email: criscorreia65@yahoo.com.br

Elza Campos: 59 anos, assistente social e professora, Curitiba – PR. Ex-coordenadora geral da UBM, atual coordenadora e professora do Curso de Serviço Social da Unibrasil e Vice-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, representando a UBM/PR.

email: elzacampos@ubmulheres.org.br

Fabiane Dutra: 33 anos, assessora parlamentar, Porto Alegre – RS. Ex-Diretora Nacional de Jovens Mulheres da UJS. Atualmente é Coordenadora Municipal da UBM Porto Alegre e Primeira-secretária da Coordenação Executiva Estadual da UBM/RS. É Secretária de Articulação e Mobilização da Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul (CEDM/RS).

email: fabidutra65@gmail.com

Francileuda Soares: 48 anos, professora, Fortaleza – CE. Licenciada em História com especialização em Serviço Social, Políticas Sociais e Políticas Públicas, ocupa a Coordenação do Eixo da Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2010 até hoje. Foi assessora parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza (2008 - 2009/Fev 2012 - Dez 2012); Educadora Social na Casa Abrigo de Fortaleza (abrigamento para as mulheres e filhos em situação de violência) (Agosto de 2007 a Março 2008); Assessora Técnica no Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência da Prefeitura Municipal de Fortaleza, (Março 2006 - Agosto 2007); Coordenadora do Eixo do Enfrentamento a Violência Contra a Mulher/ONG - Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher (2000 a Fev 2006); É a atual coordenadora estadual da UBM/CE.

email: francileuda@gmail.com

Ivonete Nascimento: 54 anos, arquivista, Brasília – DF. É secretária adjunta da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.

email: ivonete40@hotmail.com

Jaffia Alves: 26 anos, psicóloga, Recife – PE. Foi coordenadora de Enfrentamento à Violência Doméstica na Prefeitura de Arapiraca – AL; Diretora Estadual de Jovens Mulheres da UJS. Atualmente é psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Olinda – PE. Integra a coordenação estadual da UBM/PE.

email: jaffinhaalves@gmail.com

Laurinda Pinto: 50 anos, pedagoga, São Luis – MA. Foi Coordenadora Pedagógica de Escola Estadual de Ensino Médio. Professora do Curso de Pedagogia da FAP. É Coordenadora Municipal da Mulher da cidade de São Luís e presidenta do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís do Maranhão. Membro da Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Maranhão, onde ocupa os cargos de secretária estadual de Formação e secretária estadual da Mulher. É Vice-Presidenta PCdoB de São Luis – MA. Integra a Coordenação do Comitê Municipal de Articulação e Monitoramento do Plano Municipal de Política para as Mulheres e o Fórum Nacional e Estadual de Organismos de Política para as Mulheres representando o organismo da cidade de São Luís. Integrante do Fórum Maranhense de Mulheres representando o Instituto Bem Comum de Desenvolvimento Sustentável. É do Conselho Municipal da Assistência Social, representando o Poder Público Municipal, integra o Conselho Municipal da Juventude representando o Poder Público Municipal. Integra o Comitê Municipal de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente; o Comitê Municipal de Articulação das Políticas de Saúde para a População LGBT e População de Rua representando o Poder Público Municipal. Representante do Poder Público Municipal no Comitê Municipal Intersetorial da Política Pública para a Pessoa Idosa e no Fórum Municipal de Educação. Membro da coordenação estadual da UBM/MA.

email: laupinto0401@gmail.com

Lidia Ferreira Rodrigues: 56 anos, geógrafa, professora e bancária aposentada, Vitória da Conquista – BA. Foi diretora da Imprensa do Sindicato dos Bancários, diretora de Assuntos da Mulher e Vice-presidenta da mesma entidade. Ex-presidenta Municipal do PCdoB de Vitória da Conquista ex-membro da direção estadual do PCdoB/BA. É membro da Comissão Estadual da Mulher. Foi conselheira fundadora do Conselho Estadual da Mulher da Bahia; Foi, por dois mandatos, do Conselho Municipal de Mulher, do qual foi fundadora. Foi fundadora e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. É do Núcleo Diretivo do Colegiado do Território Sudoeste da Bahia - com 24 municípios. Participou do Congresso de fundação da UBM, em Salvador. Recebeu o Prêmio Loreta Valadares pela Câmara de Vereadores. Foi presidenta da União de Mulheres de Vitória da Conquista por três mandatos, da qual é atual diretora-secretária. Integra a coordenação estadual da UBM/BA;

email: lidiafr.65@uol.com.br

Luciana Bernardes: 42 anos, assistente social, Vitória – ES. Representante da UBM no Conselho Nacional de Saúde (CNS), coordenadora adjunta da CISMU. É conselheira municipal da Mulher de Vitória – ES.

email: lsbernardes65@gmail.com

Manuela Braga: 22 anos, estudante, São Paulo – SP. Foi presidenta da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) do Recife – PE e presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Atualmente é vice-presidenta Nacional da União da Juventude Socialsiata (UJS).

email: manubraga65@gmail.com

Marisa Vieira da Silva: 44 anos, socióloga e professora, Belo Horizonte – MG. Coordenadora de Políticas Públicas da União de Negros Pela Igualdade Unegro/MG. Conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e integrante da coordenação do Fórum Estadual de Mulheres Negras/MG.

email: marisanzinga@gmail.com

Monique Lemos: 31 anos, professora de História, São Paulo – SP. Foi presidenta estadual da UJS-RJ e Secretária de Organização da UJS Nacional. Atualmente é Secretária Adjunta Nacional de Juventude do PCdoB.

email: lemos.monique@gmail.com

Nágyla Drumond: 37 anos, socióloga e professora, Fortaleza – CE. É professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assessora do Senador Inácio Arruda em Fortaleza. Membro do Comitê Central do PCdoB e do Fórum Nacional do Sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB. Membro da Comissão Política Estadual do PCdoB/CE, da Comissão Política Municipal e do Secretariado Municipal do PCdoB de Fortaleza. Integra a coordenação da UBM/CE. É a atual diretora Revisa Presença da Mulher.

email: drumondnagyla@gmail.com

Natália Golçalves: 27 anos, estudante, Salvador – BA. Estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia, atualmente diretora estadual de formação e de jovens feministas da União da Juventude Socialista UJS/BA. É também coordenadora de Juventude da coordenação executiva estadual da UBM/BA.

email: natalia.ciso@gmail.com

Renata Rosa: 39 anos, pesquisadora e professora, Belo Horizonte – MG. Doutoranda em Ciências Sociais, com pesquisa na área de concentração "Cidades: cultura, trabalho e políticas públicas. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), especialização em História do Brasil Contemporâneo (2000) e em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Concluiu seu mestrado junto ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), com foco na linha de pesquisa "Políticas públicas, participação e poder local" abordando a temática sobre a concepção de sujeito feminino e a dimensão de gênero que norteiam a elaboração das políticas públicas no Brasil . Compôs a equipe editorial do periódico trimestral "Pensar BH Política Social" e atuou como chefe de gabinete nas Secretarias Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania e Secretaria Municipal Regional de Serviços Sociais Leste, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Como pesquisadora tem atuado no campo teórico das relações de gênero, elaboração, execução e monitoramento de políticas públicas e de preservação de patrimônio histórico. Possui trajetória nas áreas de Políticas Públicas, com ênfase em políticas para as mulheres, minorias culturais e direitos humanos, assim como também com a produção e coordenação de programas e políticas culturais de valorização e circulação da diversidade das manifestações artísticas da Cultura Popular Brasileira. Foi Secretária Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio Histórico do mesmo município até dezembro de 2012. Atual Secretária Estadual da Mulher do PCdoB/MG.

email: renata.rosa65@gmail.com

Rita Nascimento: 41 anos, servidora pública, Palmares – PE. Coordenadora estadual da UBM/PE.

email: trofaritacorreia@gmail.com

Rosa Souza: 43 anos, comerciária, Salvador – BA. Foi líder estudantil secundarista, participou do movimento Fora Collor e da luta por meia passagem para os estudantes, participou também da luta por moradia digna e outras demandas da comunidade. No movimento sindical, foi eleita para a CIPA de uma grande cadeia de supermercados por dois mandatos, em 1999, ingressa no Sindicato dos Comerciários de Salvador, atuando no Departamento de Mulheres e na Comissão de Mobilização. Em 2003, foi eleita secretária de Mulheres da CUT Bahia. Em 2007, participa da fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia – CTB Bahia, atuando como secretária da Mulher. Atualmente, é vice-presidenta licenciada da CTB Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados da Bahia. É dirigente da UBM/BA e integrante dos conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher, tendo participado da organização das conferências Municipal, Estadual e Nacional de Política Públicas para as Mulheres.

email: rosactbbahia@yahoo.com.br

Sandreia Costa: 28 anos, licenciada em Letras e funcionária pública, Manaus – AM. Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Manaus, representante da UBM no Fórum Permanente de Mulheres de Manaus e no Fórum Estadual pela Reforma Política do Amazonas. Integra o Fórum pela Democratização dos Meio de Comunicações e o Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB/AM). É a atual coordenadora geral da UBM/AM.

email: sandreiacosta@gmail.com

Sara Jane Ternes: 36 anos, administradora, Itajaí – SC. Membro da Coordenação Estadual da UBM/SC desde 2006; Coordenadora Municipal da UBM em Itajaí desde 2006; dirigente estadual do PCdoB/SC desde 2006 e da Direção Municipal do PCdoB Itajaí/SC desde 2005; atualmente é secretária Municipal da Mulher do PCdoB de Itajaí; Foi candidata a Vice-prefeita em Itajaí nas eleições de 2012; foi vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí/SC (2014-2016) e atualmente é a presidenta deste conselho (2012-2014); Integra também o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (2012/2014 e 2014/2016);

email: saraternes@gmail.com

Sonia Latgé: 58 anos, pedagoga, Niterói – RJ. Possui Mestrado em Educação e Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Terceiro Setor e Responsabilidade Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fundadora da Federação de Mulheres Fluminenses. Delegada Sindical de Base da Light+ desde 1980. Dirigente do Sindicato dos Urbanitários do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Urbanitários (1980-2007). Integra a Comissão Internacional Sindical do Grupo EDF (responsável pelo AC de Responsabilidade do Grupo EDF). É membro do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), fundadora e dirigente da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) Nacional. Dirigente da TV Comunitária/RJ. Trabalhou no Núcleo de Formação de Artífices da FIOCRUZ (2008-2010). Assessora parlamentar do mandato do PCdoB Estadual Enf. Rejane (2010-2014). Foi presidenta do PCdoB Municipal do Rio de Janeiro (2011-2013) e secretária de Movimentos Sociais do PCdoB/RJ. É a atual coordenadora geral da UBM/RJ.

email: sonia.latge@gmail.com

Tatiane Seixas: 31 anos, auxiliar administrativa, Teresina – PI. Primeira presidenta do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude (2008-2010); Diretora de Jovens Mulheres da UJS-PI até maio de 2014. Atualmente, é diretora de Projetos da UBM-PI e diretora de Políticas de Trabalho, Emprego e Geração de Renda da FAMEPI (Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí); acadêmica de Economia na UFPI. Representante da UBM/PI no Conselho de Enfrentamento a violência contra da Mulher do Campo.
email: tati.fpc.seixas@hotmail.com


Conselho Fiscal

Efetivo:

Flavia Calé: 29 anos, historiadora, São Paulo – SP. Ex-integrante da executiva da UNE. Foi Presidenta da União Estadual dos Estudantes /RJ e da União da Juventude Socialista /RJ. Atualmente é a diretora nacional de Movimento Estudantil Universitário da União da Juventude Socialista.

email: flaviacale@yahoo.com.br

Marcia Viotto: 54 anos, socióloga, São Paulo – SP. Foi coordenadora da região Vila Prudente-SP da Apeoesp, diretora do sindicato dos Sociólogos de São Paulo, é atualmente secretária municipal da mulher do PCdoB da Capital de São Paulo. Integra o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil.

email: viottomarcia@hotmail.com

Raquel Guisoni: 73 anos, professora aposentada, Florianópolis – SC. Integrante do CEDIM - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina – CEDIM, secretária-adjunta da regional de Santa Catarina da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, dirigente da UBM/SC. Foi Secretária de Relações de Gênero e Vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trablahadores da Educação – CNTE e conselheira do CNDM. Ex-diretora do Sinpeem e da CTB.

email: raquelguisoni@gmail.com


Suplentes:

Beatriz Calheiro: 24 anos, professora de História, Manaus – AM. Presidenta da UJS de Manaus e membro da coordenação da UBM/AM.

email: bia_calheiro@hotmail.com

Carina Santos: Nome: 27 anos, estudante, Niteroi – RJ. Integra a coordenação da UBM Niteroi, é diretora do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Coletivo de Jovens Feministas da UJS/RJ.

email: carinacunhaa@gmail.com