Diferença entre o árbitro comum e o de vídeo

Apesar de ser algo bem recente, os árbitros de vídeos se tornaram muito famosos em diversos esportes, sobretudo no futebol. Quando há um grande campeonato para ser disputado, a presença desse profissional é indispensável.

É claro, também há muitas modalidades que ainda não receberam o suporte em vídeo. Essa é uma realidade para muitos times também, em diversos jogos. No entanto, é um fato que a cada dia mais esse recurso tem sido acrescentado aos esportes, tornando a decisão de algo específico bem mais simples e melhorando o espetáculo para quem quer assistir futebol ao vivo.

Muita gente, no entanto, não sabe a diferença entre o árbitro de vídeo e o comum. Afinal, o que cada um pode fazer em uma partida de futebol? Será que há alguma restrição para as decisões tomadas ali? Vamos ver um pouco mais como esses dois devem trabalhar em equipe para ter os melhores resultados.

O árbitro

Esse é um profissional antigo, ele não é apenas do futebol, na verdade, quase todas as modalidades de esportes possuem um. Além disso, apenas para efeitos de curiosidade, as primeiras partidas de futebol não possuíam árbitros, o que poderia tornar elas verdadeiros desafios de interpretação.

Porém, ter alguém em campo para julgar certos atos se tornou fundamental para que o futebol conseguisse se desenvolver da forma mais correta possível. A figura desse profissional surgiu apenas em 1868 e naquela época a autoridade não era totalmente dele. A decisão maior poderia ser tomada pelos capitães das equipes. Isso mudou apenas em 1864, quando ele passou a ser uma figura absoluta nos campos.

De toda forma, ele possui alguns deveres, funções que somente ele pode receber. Vamos ver agora um pouco mais sobre isso.

O que faz o árbitro no futebol

Também chamado de juiz aqui no Brasil, ele é a figura responsável por fazer com que as regras sejam cumpridas da melhor maneira possível. Ele é capaz de intervir em algo sempre que achar necessário, ou seja, quando alguma regra é violada ou algo estranho acontece.

árbitro de vídeo

Também é responsável por fazer punições com o uso do cartão. O primeiro cartão amarelo significa um aviso, caso o jogador continue descumprindo as regras, ele receberá um vermelho e será expulso.

Em alguns campeonatos é possível ter dois amarelos, desde que estes sejam em jogos diferentes. Com isso a punição é que no próximo jogo o atleta fique de fora.

O árbitro de vídeo

O árbitro de vídeo começou a atuar no futebol no ano de 2016, mas ele acabou sendo alvo de diversas críticas, tanto de torcedores como de jogadores. É claro, naquela época poderia haver muitos problemas, no entanto, alguns profissionais julgavam mais correto a utilização de outra forma de comunicação.

Um exemplo disso é com certeza o desafio, que foi algo requisitado durante muito tempo. No entanto, agora o arbitro de vídeo e seus assistentes já são mais aceitos no futebol, além disso, sua relevância em jogos de grande impacto, como a copa do mundo ou ainda o campeonato brasileiro é trivial.

Bem, então chegamos ao ponto. A diferença principal entre um e outro é que o árbitro comum se encontra em campo, aplicando as regras e as punições de imediato. Mas, não é apenas isso que conta, vamos ver alguns outros detalhes agora mesmo.

O que faz o arbitro de vídeo

Apesar do que muitas pessoas pensam, o futebol ao vivo possui diversos momentos de polêmica, em que são necessárias análises mais densas. Veja bem, o árbitro comum aplica aquilo que ele vê como lógico.

Ou seja, se existe uma briga dentro de campo, não é necessário ver nada em vídeo, porque está nítido o que aconteceu. Porém, lances polêmicos requerem o profissional de vídeo. 

No geral, o VAR é responsável por mostrar ao árbitro que está em campo alguns lances, auxiliando ele na tomada de decisões. Mas calma aí! Primeiramente, não é apenas um árbitro a atuar ali, é uma equipe de juízes e ex-juízes de futebol. 

E sim, eles podem interferir diretamente, em alguns casos, na tomada de decisão, sendo assim peças importantes durante algum acontecimento estranho. Eles não participam da punição para jogadores, mas com os vídeos é possível observar esses pontos. Por fim, seu trabalho é auxiliar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *